Prezados clientes e parceiros,
Nosso compromisso é atuar com total transparência e proatividade. Por isso, viemos comunicar uma mudança importante na forma como a Meta (empresa-mãe do Facebook, Instagram e Whatsapp) irá faturar os anúncios no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2026.
Este é um movimento de mercado que afeta todos os anunciantes no país, e nosso papel é traduzir o que isso significa na prática e ajudá-los a se planejar.
O que vai mudar?
A partir de 2026, a Meta começará a repassar os impostos sobre os serviços de publicidade diretamente no valor cobrado dos anunciantes.
- Qual o impacto real? Na prática, isso representa um aumento de aproximadamente 12,15% no custo para veicular anúncios. Esse valor é a soma dos impostos existentes (PIS/COFINS de 9,25% e ISS de 2,9%) que, até hoje, eram absorvidos pela própria Meta.
- E a Reforma Tributária (CBS e IBS)? Você também verá nas notas fiscais dois novos impostos, CBS e IBS, com uma alíquota simbólica de 1%. Pode ficar tranquilo: em 2026, este será um valor apenas de teste do governo e não terá impacto financeiro no valor final da sua fatura.
Como isso afeta seus investimentos via boleto?
Como gerenciamos seus investimentos em mídia via boleto pré-pago, a nova regra funcionará da seguinte forma: o valor que você investe continuará o mesmo, mas a "potência" dele em anúncios será um pouco menor, pois uma parte será direcionada para cobrir os impostos.
Vamos a um exemplo prático:
- Seu orçamento interno: R$ 1.000,00
- Valor do boleto gerado pela Mokeka: R$ 1.000,00
- Como a Meta irá alocar este valor:
- Crédito para anúncios (o que será gasto nas campanhas): ≈ R$ 878,50
- Valor para cobertura de impostos (PIS/COFINS/ISS): ≈ R$ 121,50
Ou seja, o processo de pagamento via boleto continua simples e igual para você. A única mudança é que o valor creditado na sua conta de anúncios para a veiculação das campanhas será o valor total do boleto, já com os impostos deduzidos.
Nossa recomendação estratégica
Esta mudança reforça a necessidade de um planejamento de mídia ainda mais estratégico e focado em performance.
- Planejamento orçamentário para 2026: recomendamos que todas as empresas já considerem este acréscimo de 12,15% ao planejar seus orçamentos de marketing para o próximo ano. A equipe da Mokeka está à total disposição para ajudá-los a fazer essa projeção.
- Foco total em ROI: mais do que nunca, nosso trabalho será focado em otimizar cada real investido, buscando os melhores resultados e o maior retorno possível para as suas campanhas, garantindo que, mesmo com a nova tributação, seu crescimento continue acelerado.
Continuaremos acompanhando de perto todas as atualizações e manteremos vocês informados. Nosso objetivo é garantir que essa transição seja a mais suave possível, sem surpresas e com total clareza.
Se tiver qualquer dúvida, por favor, entre em contato com o seu atendimento.
Atenciosamente,
Equipe Mokeka Publicidade